Você sabia que esses simpáticos animaizinhos realmente costumam causar confusão entre os desavisados?
Não é de hoje que ao olhar para um animal de casco duro e pescoço alongado, já pensamos logo em uma tartaruga, não é? Mas nem sempre é!
As tartarugas são sempre aquáticas podendo também passar alguns minutos ou horas em terra . Vivem tanto em agua doce quanto em agua salgadas.
Existem apenas sete espécies de tartarugas marinhas no mundo. Dessas sete, cinco podem ser encontradas no nosso litoral: Cabeçuda, de Pente, Verde, Oliva e de Couro
As tartarugas possuem características físicas especiais. Para nadar melhor, suas patas se parecem com remos e não possuem unhas.
Seu casco costuma ser mais alto e hidrodinâmico, para se mover na água com facilidade
Se alimentam basicamente de moluscos, peixes, algas e pequenos crustáceos
Já o jabuti vive exclusivamente na terra. Por isso, esse simpático réptil não vai precisar das características hidrodinâmicas.
Existem duas espécies de jabutis reconhecidas para o Brasil, a saber: jabuti-piranga e jabuti-tinga. Vivem bastante, em média vivem 80 anos, mas podem chegar até os 100 anos.
Seu casco é mais alto, grosso e pesado, o que deixa o jabuti bastante lento. Suas patas também são completamente adaptadas para a terra. Cilíndricas e cascudas, lembram as patas do elefante.
Os jabutis são preferencialmente herbívoros, se alimentando de produtos de origem vegetal. Uma curiosidade sobre o réptil: seu nome deriva do tupi “iawotí” e significa “aquele que persiste”!