As Corujas são animais de hábitos noturnos, no Brasil há cerca de 22 espécies de corujas que são encontradas em o território brasileiro.
Na cor cinza amarronzada, ela se camufla facilmente nas regiões onde habita. Se alimentam de pequenos mamíferos e aves, e em menor volume, comem insetos e animais invertebrados.
Diferentemente das demais espécies, essa corujinha tem hábitos diurno e urbanos. Não constrói ninhos elas se acomodam em buracos que pertenciam a outros animais na sua maioria das vezes tocas de tatus.
É encontrada de Minas ao Rio Grande do Sul, hábitos noturnos, alimenta-se principalmente de insetos, ratos, marsupiais, morcegos, e pode predar lagartos e aves pequenas ocasionalmente.
Na maioria das vezes são encontradas repousando em tores de igreja, também conhecidas como Coruja Branca ou Suindara, caça roedores e sua vocalização é extremamente alto.
Uma das menores coruja do mundo, chega a medir de 14 a 15cm, uma espécie com hábitos diurnos e noturnos. Podem ser encontradas da Bahia até o Paraguai.
Pode ser confundido com a corujinha do mato, sua alimentação consiste em insetos como gafanhotos, mariposas e besouros, vive no alto das árvores. É encontrada na Amazonia, Pará, Acre e no sul do Mato grosso do Sul.
Corujas são animais cercados de simbolismo, tornou-se símbolo de sabedoria e conhecimento.