Otite Canina: Duvidas e Cuidados

A Otite em cães, é uma doença que costuma ser comum em todas as raças e muito frente entre os pacientes nas clinicas veterinárias.

Otite Canina

Mas apesar de ser uma doença comum entre os cães, ainda a muitas duvidas e a cuidados importantes para, tratar ou prevenir a doença.

Sintomas : - Coceira constante na orelha; -Balançar ou chacoalhar a cabeça com uma certa frequência -Orelhas, com sinais de vermelhidão, odor forte, inchaço e excesso de cera no ouvido; -Em casos mais sérios, é possível notar o cachorro com febre.

O que deixa o ouvido de cachorro inflamado?

Cães com a orelha longas têm mais chance de ter otite canina, as orelhas mantêm a região mais quente e úmida, o ambiente fica ideal para que o agente da otite se prolifere e deixe o ouvido de cachorro inflamado.

Quais os causadores da otite canina?

– Ácaros:  – Fungos: – Bactérias: É muito comum que a otite em cães seja causada por mais de um desses microrganismos.

Como é feito o diagnóstico?

O profissional precisará examinar o peludo e a região do ouvido para ver a secreção, avaliar se o cachorrinho sente dor e, às vezes, até coletar conteúdo para exame

Qual o melhor tratamento?

Normalmente, são receitados antibióticos para otite em cães e/ou anti-inflamatórios para otite em cães.

Como cuidar da região das orelhas do seu cão?

A higienização correta da orelha do pet é fundamental para tratar a doença, além de prevenir. Porém, é importante ter cuidado ao realizar o procedimento, já que o ouvido é um órgão muito sensível.

Dicas para prevenir a Otite: 1- O ideal é fazer a limpeza uma vez por semana. Existem alguns produtos específicos para a tarefa.

2- Não é recomendado o uso de cotonete para fazer essa tarefa, pois pode acabar causando uma lesão no ouvido interno.

3- Tomar cuidado para que nenhuma água entre na região auditiva durante o banho.

4-Nunca remova os pelos da orelha do cachorro. Eles são essenciais para fazer a proteção do conduto auditivo

5-Ficar sempre de olho, verifique se não há nenhum cheiro ou secreção suspeita no local e claro, limpe as orelhas do peludo frequente e adequadamente para evitar a proliferação de fungos.