Os peixes mais caros do mundo incluem espécies raras e exóticas que podem custar de R$ 500 a R$ 3,000 reais, e eles vem de vários lugares do mundo.
A raridade do Peppermint Angelfish e a presença na lista de peixes caros deve-se ao fato da espécie viver em águas profundas, o que dificulta sua captura. Atualmente pode ser encontrado com facilidade em Waikiki, no Havaí.
A espécie é encontrada nas águas mais profundas do Caribe e pode ser encontrada em cores variadas, incluindo branco e laranja.
Diferente da maioria dos outros peixes caros e raros, ele tem uma aparência simples, sem muitas cores. Além disso, esse visual muda ao longo do amadurecimento do peixe.
O peixe é encontrado principalmente no Japão é um dos mais procurados por colecionadores A espécie é marcada por escamas pretas, com pontos prateados distribuídos pelo corpo e um detalhe amarelo em destaque na cauda.
Conhecido no Brasil como cavernoso, é um dos peixes mais raros do mundo, podem se encontrado principalmente em regiões da costa do Espírito Santo e Rio de Janeiro. Já em outras regiões do mundo, ele também é abundante em águas do Caribe.
No aquarismo, os colecionadores estão dispostos a gastar centenas de milhares para criarem os peixes mais raros e bonitos