Peixe-Gato: Conheça as características de peixinho curioso

Peixe-gato é um dos vários nomes dados aos peixes da ordem Siluriformes, que também são chamados de bagres

A denominação de peixe gato se aplica a várias espécies que fazem parte de uma mesma classe. Eles são separados pelas suas características próprias e por detalhes como o comportamento e os locais onde são encontrados com maior frequência.

Existem mais de 2 mil espécie de peixe gato catalogadas e estes animais podem variar muito quanto ao seu tamanho

Os Ictalurus punctautus são originários de locais como o Mississippi, nos Estados Unidos. São conhecidos como peixe-gato-do-canal ou bagre-americano, devido a sua origem, e é uma das espécies de bagre mais comuns no país

Ictalurus punctatus

A maior parte desses desses peixes é de água doce e habita rios e lados em todo o mundo. No entanto, a maior parte se encontra na América. Ainda existem os peixes-gato de água salgada, mas eles são em menor quantidade do que o seu “primo” de rios e lagos.

Peixe-gato de água doce

O Malapterurus electricus é conhecido por ser um peixe gato que conta com seis bigodes e apenas uma barbatana, localizada em seu dorso e através da barbatana caudal, que conta com uma cor castanha ou acinzentada.

Malapterurus electricus

Pode ser confundido com seu congênere K. vitreolus, mas facilmente distinto por apresentar o corpo translúcido ou opaco, enquanto K. vitreolus é transparente. Espécies de Kryptopterus são encontrados apenas no sudeste da Ásia

Peixe-Gato de Vidro

Embora a maioria dos peixes dependa das brânquias para extrair o oxigênio dissolvido na água e liberar o dióxido de carbono, peixes como o cascudo, os quais vivem em condições de baixas concentrações de oxigênio, não podem obtê-lo totalmente através das brânquias.

Quando consideramos a alimentação natural do Peixe Gato, é importante citar as minhocas, pequenos mamíferos, peixes e crustáceos. Em contrapartida, a dieta em aquário é baseada em rações e as algas podem ser usadas como complemento.

muito espertos, esses peixes têm hábitos noturnos. São ativos à noite e descansam durante o dia. Para seus predadores (os que conseguem ficar acordados) é mais difícil caçar no escuro..