Os canários são sem dúvidas, as aves de companhia mais populares.
Atualmente, são mais de 30 tipos de canários, sendo esta a espécie de ave doméstica mais conhecida e criada em todo o mundo
Canario Rasteiro
Originais da região sul do pais e dos países de fronteira, chama atenção pelo tom amarelo-limão da cabeça, peito amarelado e ventre amarelo-brilhante, cores que contrastam com as asas e cauda marrom-escuro.
Canário-do-amazonas
Canário-do-Amazonas pode até confundir os observadores, já que se assemelha ao canário-da-terra, a espécie encontrada em campos, campinas e cerrados, é menor do que o famoso canarinho.
Tipio
Um dos quatro representantes de canário do Brasil.
De voz fina e melodiosa, varia os tons de agudo para o grave e canta preferivelmente durante o voo. Vive em campos limpos e áreas urbanizadas, corre pelo chão em bandos
Canário Bernois
Tem suas origens em Berna, na Suíça, no século 19.
Mede cerca de 16 cm, a cabeça e curta, larga, achatada na calota, gostam de tomar banho, então um banho de pássaros deve ser fornecido.
Canário Ondulado do Norte
Surgiu pela primeira vez, como um resultado indesejado dos cruzamentos seletivos entre os extintos canários finos sevilhanos, plumagem ondulada é elegante, formada por ondas delicadas e bem definidas, que não devem aparecer em abundância.