Os pássaros exóticos são aqueles que não possuem ocorrência natural no território, como o Brasil tem uma biodiversidade muito favorável, algumas espécies são bem adaptáveis a nossa fauna.
É nativo do oeste da China, com cores exuberantes o macho exibe lindas cores enquanto a femea segue a cor marrom. Se alimentam tipicamente de grãos, sementes, vegetais, insetos e invertebrados que vivem no solo.
Ave original da África, mas pode ser encontrada na Asia, Filipinas, Ilhas Salomão e no Brasil sobre reprodução assistida. São aves omnívoras que se alimentam de frutos, mas também de insetos e outros pequenos invertebrados.
É uma espécie de Papagaio original da Australia, sua coloração define a classificação dessa espécie. Normalmente a espécie é bastante colorida e são sempre encontrados em casal. Sua alimentação não é muito diferente das outras aves e se alimentam de nozes, insetos e sementes.
Da família dos Tucanos, original no norte do Brasil, Bolívia e Peru. Alimenta-se de frutos de palmeiras e de outras árvores altas, o casal põe de 2 a 4 ovos por ninhada.
São aves sociáveis e que convivem em grandes bandos. Também são brincalhonas, dóceis, comunicativas e superinteligentes, vem da Austrália e são facilmente encontradas no Brasil.
A maioria dos pássaros exóticos se destacam por suas cores. Afinal, o Brasil não é um berço natural de espécies de pássaros exóticos, mas todas essas espécies se adaptam perfeitamente a nossa diversidade natural.