Podendo ser encontrado nas mais diversas variações de cores e diferentes tamanhos, os gatos de pelo curto se tratam de gatos domésticos, que não necessitam de muitos cuidados na hora da escovação, por exemplo. Para você ter uma ideia, segundo publicação da Petlove, estima-se que pelo menos 95% dos gatos presentes nos lares dos Estados Unidades são domésticos de pelo curto, o que equivale a 90 milhões de gatos, aproximadamente. E no Brasil, a situação não é muito diferente.
Os GATOS DE PELO CURTO POSSUI UMA RAÇA DEFINIDA?
Na verdade, por mais que muitas vezes o gato doméstico de pelo curto possa aparentar ter uma raça definida, se assemelhando muito com American Shorthair ou British, ele é considerado um SRD, ou seja, é um pet sem raça definida, sem uma ascendência miscigenada e com origem incerta.
ORIGEM DOS GATOS DE PELO CURTO
Para nossa surpresa, os gatos de pelo curto foram a primeira raça de gato brasileiro que recebeu reconhecimento da World Cat Federation. Aliás, acredita-se que ele apareceu na América através da vinda através de colonizadores europeus, onde eles já estavam presentes no famoso navio Mayflower, sendo usados no controle da população dos roedores do navio, já que os bichanos já eram muito conhecidos por sua incrível habilidade de caça.
GATO SIAMÊS
Outro gato doméstico de pelo curto muito conhecido no Brasil, é o gato siamês. Entre suas principais características estão seu lado carinhoso com os integrante de sua família, já que ele adora receber a atenção dos tutores e, dessa forma, ele recompensa todos com muito carinho, amor, lealdade e diversão.
Aliás diversão é algo garantido com o gato doméstico de pelo curto siamês. Ele é extremamente brincalhão, podendo ser capaz de se entreter por horas com seu brinquedo preferido. Além disso, ele é um ótimo saltador, parecendo estar sempre preparado para buscar objetos enquanto alguém estiver ali para jogar.
GATO CHARTREUX
Outra raça de gato doméstico de pelo curto, que não poderia ficar de fora, é o gato Chartreux. Se trata de um gato super fofo, de coloração azulada, com um sorriso característico de sua raça e muito amável. Muitas vezes ele pode ser confundido com o gato Azul da Rússia.
Entre suas principais características, ele é um ótimo amigo, leal, amoroso, adaptável e bastante independente, podendo ter até mesmo a sociabilidade de um cão. Além disso, ele são muito brincalhões e caçadores, sendo considerados uma das raças com menos tendência a miar e quando raramente miam, é em um tom suave e gentil. Porém, o que chama atenção nele é seu ronronar, que irá ficar bem intenso principalmente quando é servido sua comida preferida.