Por mais que as plantas deixem os ambientes de uma casa mais aconchegantes e repletos de beleza, existem plantas que fazem mal aos animais de estimação e devem ficar longe dos nossos pets.
E, infelizmente, seja por curiosidade ou até mesmo tédio, os animais domésticos podem acabar mordiscando essas plantas, causando a eles desde desconfortos gastrointestinais a danos mais sérios que necessitem da consulta de um Médico veterinário.
Imagem: Freepik
1- Antúrios
Os antúrios são plantas muito utilizadas em ambientes internos para compor a decoração desses locais, devido a sua beleza e facilidade para se desenvolver em lugares que não recebam a luz direta do sol.
Contudo, ela deve ser mantida longe do alcance de crianças e de animais de estimação, já que ela possui oxalato de cálcio em todas as partes da planta. Se ingerido, os pets podem ter reações adversas como o vômito, diarreia, asfixia, inchaço da boca e da garganta.
2- Copo de leite
Muito encontrada em floriculturas, o copo de leite também é bastante usado na decoração de ambientes internos, já que em alguns casos, ela consegue de desenvolver apenas em um recipiente com água.
Por isso, muitas vezes ela fica em locais de fácil acesso para os pets, que por curiosidade, vão mordiscar a flor da planta. Se ingerido, o copo de leite pode causar dor severa e irritação das mucosas, devido a presença do oxalato de cálcio e saponinas presentes na planta.
3- Espada de São Jorge
Outra planta muito utilizada na jardinagem e que uma das plantas que fazem mal aos animais domésticos, é a Espada de São Jorge. Por mais que a planta tenha características únicas, ela produz uma substância conhecida como glicosídeos pregnâmicos e saponinas esteroidais.
Essas substâncias presentes na planta são tóxicas para os pets, inclusive para crianças. Por isso, deve ficar longe do alcance de ambas, já que quando ingeridas podem causar sintomas de irritação nas mucosas (que levam a ter dificuldades até mesmo para respirar), além de salivação intensa.
4- Violetas
Sempre encontrada em vasos decorativos para compor a decoração de ambientes internos, as violetas são muito cultivadas na região sul e sudeste do Brasil. E, por mais belas que sejam, elas são plantas que fazem mal aos animais de estimação.
A violeta produz três substância perigosas para os pets que conhecidas como violinha, ácido tânico e salicílico. Essas substâncias presentes na violeta são tóxicas e podem fazer muito mal para os pets, causando desde diarreias, a vômitos e depressão respiratória.