Nativas da América do Sul, as capivaras normalmente são encontradas em parques e bosques que possuam lagos em sua volta, já que elas precisam de água para várias de suas atividades e para sua reprodução.
Imagem:kymc_official
Características das capivaras
1- São nativas de regiões com muita água
Entre as principais características das capivaras, está seu hábito semiaquático, local onde normalmente são vistas em parques.
Por outro lado, em seu habitat natural, elas são encontradas nas bacias dos rios Paraná, Amazonas e Uruguai; nas regiões dos lagos no Rio Grande do Sul e no Pantanal. Costumam descansar em áreas secas, mas próximo da água.
2- Temperamento
Não se engane com sua aparência calma e mansa, já que algumas permitem uma aproximação maior com o homem.
Apesar de estarem presentes em nossos parques públicos, sempre muito amigáveis, caso elas se sintam ameaçadas vão se defender com uma mordida poderosa.
3- São animais territorialistas
Já notou que as capivaras sempre estão andando em grupos? Tal motivo, se explica por conta de serem animais territorialistas que defendem o habitat onde se encontram.
4- São mamíferos de grande porte
Você sabia que a capivara tem como destaque o recebimento do título de maior roedor do mundo? As capivaras adultas podem chegar a ter 1,3 m de comprimento e 60 cm de altura, além de serem animais bem pesados que podem pesar de 30 kg a 80 kg.
5- Se dão bem com animais
Outra característica bem favorável das capivaras, é a boa relação que elas possuem com os pássaros.