Cresce cada dia mais as famílias que buscam dicas de como cuidar de um coelho de estimação. Entre os principais motivos com essa preocupação está o fato de na maioria das vezes eles serem criados apenas em criadouros próprios ou livres na natureza, bem diferente de uma casa.
Por isso, antes mesmo de pensar em ter uma coelho de estimação, o ideal é saber que eles possuem alguns hábitos, manias e um temperamento que pode te enganar, já que quando estão ameaçados, é de praxe eles baterem suas patas no chão para advertir os que estão ao seu redor.
Imagem: Mike B
Como cuidar de um coelho em casa?
1- Uso de gaiolas
A principal dúvida ao pensar em como cuidar de um coelho, está no uso ou não de gaiolas. Portanto, no início da convivência, pode ser que seja preciso fazer o uso de uma gaiola até ele crescer um pouco e ir se acostumando com o ambiente.
Logo depois, quando já estiver mais acostumado com a sua criação, é hora de deixar a gaiola de lado e deixar seu coelho coelho passar a maior parte do tempo ao ar livre ou em cercados,
2- Brinquedos para coelhos
Assim como qualquer outro pet de estimação, o ideal é você comprar alguns brinquedos para distrair e gastar a energia do seu coelho de estimação, já que eles são muito ativos e brincalhões.
Entre os brinquedos mais procurados estão as bolas de petiscos, talos de madeira e bichinhos de pelúcia. Porém, o brinquedo favorito dos coelhos são as caixas de papelão.
3- Alimentação
Todos os pets possuem uma alimentação especifica e os coelhos por sua vez, adoram comer frutas de todos os tipos, mas elas devem ser dadas para eles com um certo cuidado por conter açúcar em excesso. Já legumes e verduras estão liberados, mas o principal alimento para coelho é ração e o feno que irá deixar seu coelho de estimação com uma saúde impecável.
4- Cuidados com a higiene
Outro ponto que merece atenção por quem vai escolher um coelho como animal de estimação, é o cuidado com a higiene do animal. O recomendado, é fazer a escovação diária do seu coelho com a aplicação de uma escova macia, que seja própria para escovação de coelhos.
Além disso, você também pode dar banho em um coelho com o uso de um shampoo a seco, assim como é feito nos gatos, livrando seu bichinho de mal odor e de bactérias proveniente da má higienização.
5- Visita ao Veterinário
Por fim, não esqueça de levar seu coelho de estimação regularmente para visitar um veterinário. Afinal, é recomendado fazer sempre preciso uma pequena remoção da ponta dos dentes dos coelhos por acabar crescendo em excesso.