Assim como muitas outras raças de cães, o Shih Tzu está entre as raças de cachorro mais escolhidas para quem gosta de um cãozinho pequeno e ativo. Sua historia, assim como muitas, possui sua origem de uma linda lenda de amor.
A historia do cão Shih Tzu
A historia do shih tzu vem da China antiga e é vista como o símbolo do amor impossível entre uma princesa chinesa e um mongol, que diante da proibição de realizarem o casamento, o casal resolveu cruzar um o Pequinês cãozinho chines com um representante do Tibete, o Lhasa Apso.
Da união das raças, surgiu o Shih Tzu, simbolizando tudo o que há de melhor nas duas culturas e o amor entre os dois povos. Sendo assim, vamos conhecer 05 curiosidades sobre esse pequeno cão e suas características?
Principais Curiosidades sobre o Shih Tzu
1- Os Shih Tzu são amigáveis
Apesar de sua carinha enfezada, o latido estridente e ao contrario que muitos pensam, o Shih tzu é um cão muito carinhoso, amável e muito brincalhão. Aliás, é uma das raças de cachorro ideais para uma família com crianças ativas.
2-Como é sua convivência?
Apesar de ser uma raça pequena própria para quem vivem em um apartamento, o shih tzu não gosta de ficar sozinho por muito tempo. Logo, quando ficam muito tempo sozinhos, podem ficar depressivos e até mesmo estressados. Além disso, eles são muito sociáveis tanto com adultos quanto com as crianças.
3-Cão de guarda.
O Shih Tzu é um cão com sentido de alerta e por este motivo ele vai latir muito e por diferentes razões. O mais recomendável para amenizar esse costume de latir, é tratar esse aspecto com algumas lições que podem ser dadas através de um adestramento.
Já a socialização com outros animais é quase sempre certa. Ele vai ser dócil e tranquilo com um cão de raça distinta, porém, isso não elimina a necessidade de habituação ainda quando filhotinho, assim como acontece com qualquer animal.
4-Higiene
É muito importante lembrar que como a raça se caracteriza pelos seus pelos longos, o cuidado e a higiene é muito necessária. Por isso, lembre-se de escovar o pelo diariamente, fazer tosas quando necessário e o dar aquele banho semanalmente.
Afinal, esses são os cuidados mais importantes para esses cãozinhos que gostam de banhos e de uma sujeirinha também, já que quando tem uma oportunidade de brincar em uma área com terra (lama) ou areia, não medem esforço para brincar.
5-Alimentação
Assim como todos os pets, a ração é a melhor alimentação para seu Shih Tzu. Contudo, eles não dispensam um petisquinho. Por isso, sempre que possível ofereça para ele alguns legumes, frutas e verduras para diversificar sua alimentação. Tudo mais natural possível, sem conservantes ou ingredientes impróprios aos pequenos.
Como o Shih Tzu possui esse focinho e carinha desconfiada, com certeza consegue conquistar até o mais relutante entre os seres humanos. Afinal, assim como gatos, peixes, pássaros entre outros bichinhos, eles querem somente uma bom lar e uma família carinhosa. Vão estar sempre disposto a te amar, a brincar mais não dispensam um soninho prolongado durante o dia, mas nunca te faltara a companhia desses pequenos.