Mesmo que acabem ficando um pouco esquecidos, as raças de cachorro brasileiras são resultantes do cruzamento entre cães oriundos do Brasil com algumas raças inseridas de fora do País. Uma das raças mais conhecidas é o fila brasileiro, que foi inserido no Brasil a partir do cruzamento de cães nativos com raças trazidas pelos colonizadores portugueses.
As raças de cachorro brasileiras possuem padrões
Segundo declaração dada pela Médica veterinária Rebecca Terra, como as raças de cachorros são classificadas a partir de uma padronização de características desejadas de certos animais, quando dizemos que uma raça é brasileira, significa que ela foi criada aqui, mesmo quando cruzada com raças estrangeiras.
Principais raças de cachorro brasileiras
Por mais que o Brasil seja um país com um vasto número de cachorros domésticos, a maioria das raças adotadas pelos brasileiros são de origem europeia. E, apenas 10% do número desses cães são oriundos do Brasil. Por isso, vamos citar as 5 principais raças de cachorro brasileira.
1- Veadeiro pampeano
Segundo Rebecca Terra, essa raça está presente no Brasil desde o ano de 1920. Ela pode ser encontrada principalmente nas regiões do estado do Rio Grande do Sul, onde na maioria das vezes são utilizados como cães de caça, já que é um cachorro muito rápido.
Quanto ao comportamento, eles vivem muito bem em grupos e se dão bem com outros animais. Possuem como característica seu pelo curto, variando de cor entre o branco e o caramelo, além das pernas compridas e musculosas.
2- Ovelheiro gaucho
Esta raça está diretamente ligada ao trabalho no campo, já que foi muito utilizado para acompanhar o peão em tarefas rurais. Aliás, no passado ele era muito utilizado para a função de conduzir as ovelhas, além de proteger elas de outros animais.
Entre suas características estão seu longos pelos macios que os protegem durante o inverno, além da sua inteligência, agilidade e resistência.
3- Fila brasileiro
O Fila brasileiro foi a primeira raça nacional reconhecida pela Federação Cinológica Internacional, no ano de 1946. Essa raça é resultante do da mistura de várias raças, sendo predominada as raça do mastiff inglês, bloodhound e do buldogue.
No passado, ele já foi muito utilizado na caça e como guardião, protegendo o gado contra ataques de onças e o fazendeiro de pessoas entranhas. Suas principais características incluem seu tamanho, postura e coragem. Além disso, possuem orelhas grandes e caídas que são um charme só.
4- Foz paulistinha
Entre as teorias da origem dessa raça, a mais conhecida é de que ela tenha sido introduzida no Brasil no início de 1920, por jovens brasileiros que estudavam nas universidades europeias e voltavam ao Brasil acompanhados de cães pequenos da raça do tipo terrier. Após a mistura com cães da região em que voltavam, foi possível definir uma raça única para a espécie resultante.
Entre suas característica está sua personalidade, já que é um ótimo companheiro ao tutor e possui uma energia incalculável. Por isso, é necessário manter uma rotina de atividades e passeios com ele, para que não fique ansioso durante seus dias.