Uma cena muito comum no trânsito, é olhar para fora da janela e ver alguém transportar cachorro em carros tomando aquele vento com a cabeça para fora da janela, solto no colo ou no banco. Por mais engraçado e “normal” que pareça ser, transportar cachorro em carros sem alguns devidos cuidados pode trazer, além de risco para sua segurança, uma possível multa ao condutor.
Como transportar cachorro em carros corretamente?
Monica Grimaldi, advogada especializada em legislação sobre animais, declarou à revista quatrorodas, que “É necessário que o cão esteja devidamente acomodado e que não impeça a visibilidade do motorista. É por isso que eles não podem andar no colo”
Pode gerar multas transportar cachorro em carros com a cabeça para fora da janela
Monica ainda explica, que levar um animal fora do veículo, como com ele no colo e a cabeça para fora, é considerado infração grave, com direito a 5 pontos na carteira e multa de 127,69 reais.
Porém, por mais que não exista uma lei para transporte de cachorro, é bastante claro em relação a alguns cuidados que devem ser tomados pelos tutores na hora da fazer o transporte dos pets. Para isso, separamos 2 artigos do CTB que dizem respeito ao transporte de animais.
Art. 252
O que diz a lei: de acordo com o inciso II, considera-se infração média, com penalidade por multa e perda de pontos na carteira, dirigir o veículo “transportando pessoas, animais ou volumes à sua esquerda, ou entre braços e pernas”.
O que ela significa: o motorista não pode, em nenhuma hipótese, levar o pet no colo, carrega-lo pelo braço ou deixá-lo entre as pernas enquanto dirige. Estando sozinho no automóvel, o motorista deverá deixar o pet preferencialmente no banco traseiro, preso à um cinto de segurança para pets, ou na caixa de transporte para cães.
Art. 169
O que diz a lei: considera-se infração leve com penalidade por multa e perda de pontos na carteira “dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança”.
O que ela significa: o transporte de animais, seja ele qual for, nunca deve atrapalhar ou tirar a atenção do motorista. Por isso, a melhor opção é deixar o pet preso e em posição segura.
Como devo transportar meu cão ou gato?
Além de você se preocupar em tomar todos cuidados possíveis para não tomar multa, você deve garantir a sua segurança e a do pet. Para isso, uma ótima alternativa apresentada por Rosangela Gebara, integrante da comissão técnica de bem-estar animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), é que os cachorros devem estar dentro de uma caixa de transporte ou presos a um cinto apropriado para transportá-los. “É um cinto que prende o animal pelo peitoral.”
Gatos devem ser transportados sempre em uma caixa de transporte
Já no caso do transporte de gatos no carro, a especialista recomenda que sejam seguidos os mesmos cuidados, mas, nesse caso, deve-se usar sempre uma caixa de transporte, sempre presas com o cinto de segurança de maneira que não se movam.
Cuidado coma temperatura do veículo
Como sabemos, os cães além de possuírem pelos, eles têm uma temperatura basal mais alta, fora que costumam ficar muito agitados quando vão sair, o que aumenta ainda mais sua temperatura corporal. Por isso, procure refrescar seu carro antes de entrar com seu animal de estimação e deixe o ambiente bem ventilado.
Faça um comentário