Por mais que a castração em cães e gatos possa parecer um bicho de 7 cabeças para alguns tutores, podendo até causar malefícios, um especialista relatou ao G1 alguns dos benefícios da castração em pets, já que além de evitar a procriação descontrolada, ajuda a prevenir diversas doenças, entre elas o câncer.
A verdade é que embora a castração seja um procedimento cirúrgico que requer cuidados especiais, ela acaba se tratando de algo mais simples, normalmente sendo de rápida recuperação.
Imagem destaque: kuma_meldory
Mitos da castração em cães e gatos
Hoje em dia, é possível encontrar vários mitos sobre a castração em animais de estimação. Para você ter uma ideia, uma das crenças mais comuns que circulam entre a maioria dos tutores de pets, é que fêmeas devem ter ao menos uma ninhada antes de serem castradas, o que não é verdadeiro.
Já no caso da castração de animais machos, acredita-se até que a castração torna o animal triste e frustrado, pois não conseguiria mais cruzar.
Benefícios da castração em cães e gatos
Segundo o médico veterinário de Itapetininga (SP) Reynaldo Dias Landgraf Junior, o procedimento cirúrgico para realizar a castração em cães e gatos traz uma série de benefícios ao pet.
Ele afirma que “A castração é importante, pois não só previne a gravidez. Ela protege o animal de diversas doenças que podem matar, como o tumor. Nas fêmeas ela previne o câncer de mama e nos machos o de próstata. Por isso, quando mais cedo o animal for castrado melhor”.
Diminui o risco de câncer
Em fêmeas, a castração pode ajudar a diminuir o risco de câncer de mama. E quanto mais cedo realizar o procedimento, melhor, já que 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem a doença. Já em gatas, a castração pode reduzir as chances de desenvolver um câncer de mama entre 40% a 60%.
Menor chance de desenvolver uma infecção
Principalmente as fêmeas, não ficarão mais vulneráveis a infecções uterinas graves, como a piometra, já que o seu aparelho reprodutor é removido durante o procedimento onde é realizado a castração.
Menos marcação de território
Um dos benefícios da castração em cães e gatos, que favorecem muito os tutores de pets, é a diminuição da necessidade do animal ficar marcando território.
Quando fazer a castração em cães e gatos?
Caso esteja pensando em fazer a castração no seu pet, é importante que um veterinário oriente a realizar o procedimento antes do primeiro cio, caso seja uma fêmea. Segundo o médico veterinário Reynaldo, “É comum das fêmeas terem gravidez psicológica assim que entram neste ciclo, já que seu organismo entende que está preparado para ter filhotes. Então, elas começam a produzir leite, hormônios, como se estivessem grávidas.
Porém, como não estão, essa reação acaba provocando o câncer”. Além disso, ele completa que “A piometra é outra doença grave que pode ser evitada com a castração, pois quando a cadela ou gata entra no cio, ocorre a descamação do útero e a cérvix se abre para que o útero possa receber os espermatozoides”.
Como é feito o procedimento de castração em cães e gatos?
Não pense que a castração em pets é algo perigoso e complicado de se fazer. Segundo o veterinário Reynaldo, a cirurgia de castração é simples e pode ser feita a partir dos seis meses de vida dos animais.
Em questão de tempo para terminar o procedimento, quando é feita nas fêmeas ela pode levar cerca de 30 minutos. Já nos machos, ela dura em torno de 15 minutos. Mesmo assim, é importante salientar que como em qualquer cirurgia, alguns cuidados devem ser tomados, tanto no pré como no pós-operatório.
Faça um comentário