Por vezes, acabamos pegando nosso cachorro mordendo a pata, não é mesmo? Em alguns casos, isso parece ser até mesmo uma mania, mas você deve investigar a causa por poder se tratar de algum problema que o cão esteja passando ou até mesmo algum incomodo.
Observe os sinais
Seguindo algumas informações postadas por especialistas da Cobasi, é importante que haja um olhar mais crítico quando observamos que nosso cachorro está mordendo as patinhas, por mais manias que os cães possam ter.
Afinal, por mais que pareça apenas um hábito do cachorro ficar se mordendo, isso pode ser um problema mais sério e as mordidas são um indício de que algo não está bem.
Principais causas
Entre as principais causas que deixem o cachorro mordendo a pata, estão problemas com a unhas das patas, estresse ou ansiedade e até mesmo alergias, que vão desde a alimentação do cão até a exposição com produtos alérgicos para ele.
Problema com as unhas
Um dos principais motivos que deixam o cachorro mordendo a pata, é algum problema com as unhas das patinhas. Pode ser que ela esteja muito grande e isso o deixa incomodado, tentando roer a unha para diminuir o tamanho.
Algum tipo de alergia
Ainda segundo os especialista, é importante também checar a região das patas para conferir se não há algum sinal de alergia. Muitas vezes, a alergia do cachorro pode ser causada pela própria alimentação do animal, por mudanças no ambiente e até mesmo por alguns tipos de produtos de limpeza.
Nesse caso, se a alergia for descoberta, o ideal é tratar o cão com algum anti-histamínico ou usar até mesmo de banhos medicinais.
Estresse ou ansiedade
Algumas vezes, a causa da mordida nas patas pode ser causada por fatores emocionais do animal, como o estresse a ansiedade. Na maioria das vezes, o problema é causado por falta de atividades durante o dia do cão, que acaba ficando frustrado e desconta lambendo as patas e mordendo. Em alguns casos, o cachorro acaba fazendo até mesmo xixi em lugar errado.