A calopsita, que pertence a mesma família que as cacatuas é uma espécie de pássaro nativa da Austrália. No Brasil, essa espécie de pássaro chegou a partir de 1970 e hoje já existem muitos criadores, o que as tornam pássaros populares e baratos.
Aliás, a calopsita é uma das espécies mais populares do mundo e são animais fofos, sociáveis, além de serem muito apegadas aos humanos.
imagem: F. Hektor
Características da Calopsita
Como características, as calopsitas são aves ativas, alegres, dóceis e possuem um tamanho pequeno. Já seu humor, pode ser notado através de sua crista. Além disso, a ave é bastante inteligente, aspecto que lhe possibilita aprendizado de comandos de voos, truques, cantos, palavras e frases.
1- COMO SABER SE É MACHO OU FÊMEA
Antigamente acreditava-se que o canto poderia sinalizar que a calopsita era macho, mas especialistas descobriram que os hormônios masculinos também existiam nas fêmeas.
Então, a forma de descobrir o sexo da calopsita com uma maior precisão é através de um exame conhecido como PCR.
Além disso, as suas cores também ajudam na identificação, pois o rosto do macho geralmente é amarelo ou branco, enquanto o rosto da fêmea pode variar entre tons de cinza.
2-ALIMENTAÇÃO
Na maioria das vezes os tutores utilizem sementes na alimentação da calopsita, essas sementes são gordurosas, deficientes em aminoácidos, minerais e vitaminas, não suprindo a necessidade nutricional do animal.
O recomendado é que a calopsita seja alimentada com algum tipo de ração balanceada e de boa qualidade, além de alimentos naturais como verduras verdes escuras, frutas e legumes.
Por outro lado, alimentos como café, pão, biscoito, além de sementes de uva e maçã devem ser evitados.
3-HIGIENE
A calopsita deve ser banhada apenas com água, porém o banho pode ser feito de diversas maneiras. Uma opção é fazer o uso de spray próprio para banho ou usar uma torneira.
Contudo, não se deve obrigar a calopsita a tomar o banho, deixando que ela mesmo procure pelo o espaço preparado para essa atividade. Além disso mantenha a gaiola e o ambiente onde eles costumam ficar sempre limpos.
4-Expectativa de vida
Em cativeiro a expectativa de vida da calopsita gira em torno de 16-25 anos, embora possa acontecer de viverem apenas entre 10-15 anos. Porém existem relatos de calopsitas que viveram entre 32 a 36 anos de idade.
5-Reprodução
Como são animais monogâmicos, elas escolhem um parceiro para conviver por toda a vida e podem botar em média de quatro a sete ovos, com incubação de 17 a 22 dias. Os filhotes devem ser afastados dos pais com ainda 8 semanas de vida.