Você sabia que assim como outros animais de estimação, alguns tipos de passarinhos acabam sendo uma escolha para virar um pet? Isso mesmo! Assim como acontece com os cães e gatos, a cada dia cresce mais a procura por pássaros para serem domesticados e criados em casa.
Em alguns países, por exemplo, existe algumas restrições dependo da espécie escolhida, precisando de uma autorização especial para criar em casa. Entretanto, os pássaros são animais mágicos e encantam com suas cores, canto e pela sua interação com seus tutores. Imagem: Frank Cone
Principais passarinhos criados como pets
1- Agapornis
Conhecido como Pássaro Amor, ou Periquitos namorados, esses pequenos passarinhos são muito ativos e barulhentos. Além disso, essas aves necessitam de companhia, por isso ter um casal não é um exagero e farão a festa.
Como característica dessa espécie de passarinho, eles retribuem todo amor e carinho que é recebido dos seus parceiros e dado pelos seus tutores. Quanto a sua alimentação, ela precisa ser rica em frutas, sementes, vegetais e ervas. Dessa forma, conseguem viver cerca de 15 a 25 anos.
2- Canário
Um dos passarinhos mais conhecidas e populares entre tutores e amantes de aves, é o canário. Seja pelo seu canto que encanta, ele é reconhecido de longe ou por sua beleza toda amarela.
Como característica, ele possui uma variação grande nas cores e costumam se adaptar muito bem tanto em regiões quentes, quanto mais frias. Normalmente, eles conseguem viver por aproximadamente 10 anos e se alimentam de grãos e sementes. Infelizmente a espécie sofre com o tráfico ilegal de pássaros.
3- Periquito
Outro passarinho que sempre é criado em casa é o periquito. Com um tamanho pequeno e muito colorido, o periquito se alimenta principalmente por sementes especificas para sua espécie, além de frutas e verduras frescas. Em condições ideais, eles podem viver por até 15 anos.
4- Calopsita
As calopsitas são passarinhos muito parecidos com os periquitos e com as catatuas. Possuem uma estatura média e conseguem encantar seus tutores com sua beleza, além de a maioria ser muito dócil e amável.
Como característica, elas são muito inteligentes, curiosas em aprender a cantar, assoviar e até mesmo falar. Em condições ideais, as calopsitas podem viver por até 14 anos, se alimentando apenas de frutas, verduras e um mix de sementes.
5- Papagaio
Quem nunca teve um papo com um papagaio? Um tanto quanto exótica, essa ave é muito comum entre animais que são criados como pets e adoram uma boa prosa, já que aprender a falar com muita facilidade. Normalmente o papagaio possui uma vida longa e pode viver por cerca de 8 anos.